Casa de Repouso Lago Parque

Notícias

AS DOENÇAS E SEXO

“Sexo não mata, mas o esforço físico em exagero sim”, é o alerta feito pela médica e psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo. O desempenho sexual é, na verdade, um termômetro do estado de saúde física e mental do casal na terceira idade. Entre as doenças que podem afetar o desejo na terceira idade estão:

Artrite

O contato sexual pode ficar incômodo por causa da dor nas articulações. Mudança de posição no ato sexual, exercícios, descanso e banhos quentes podem reduzir o desconforto.

Diabetes

A doença pode provocar impotência nos homens. Na maioria dos casos, o tratamento médico ajuda.

Coração

A atividade sexual corresponde a uma sobrecarga para o coração, pois há aumento da freqüência cardíaca (número de batimentos por minuto) e da pressão arterial. No entanto, o esforço, se acontece em condições de bem-estar psicológico, corresponde a subir dois lances de escada. Alguns homens podem apresentar problemas de ereção e, os que sofreram enfarto podem retomar a vida sexual em semanas. E não há nenhum perigo de um homem sofrer um enfarto durante a relação sexual. “O que acontece com freqüência, é a mulher olhar para seu companheiro como um enfartado em potencial, o que acaba prejudicando a vida sexual do casal”, diz a psiquiatra Carmita Abdo. É importante deixar claro que os fatores de risco que causam as doenças cardiovasculares são os mesmos que provocam a disfunção erétil, ou seja, o tabagismo, a hipertensão, o colesterol alto e a diabetes.

Incontinência

A falta de controle da bexiga e o escape de urina ficam mais comuns com o envelhecimento, principalmente nas mulheres. Devido à pressão extra sobre o abdome durante o ato sexual, a incontinência pode fazer com que o casal deixe de manter relações sexuais. No entanto, há tratamento para esse problema, basta consultar um médico.

Acidente vascular cerebral

Os acidentes vasculares cerebrais raramente afetam a capacidade de a pessoa manter relações sexuais, embora em alguns casos o homem possa ter problemas de ereção.

Depressão

O problema afeta 15% dos idosos, provocando, nos homens, a falta de interesse pela companheira e a impotência e, na mulher, a diminuição do desejo sexual.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Em conseqüência do uso de remédios contra a impotência, pode haver um aumento na atividade sexual, em uma idade em que já não está mais presente a preocupação com a gravidez. Entretanto, sempre existe o risco de se contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis, inclusive Aids. Por isso a recomendação é jamais dispensar o uso de preservativos.

43 . 3304 9709

Rua Claudio Manuel da Costa 227
Londrina . Paraná
Clique aqui e veja nossa localização.

Lago Parque © 2012 Copyright . Todos os direitos reservados Elemento Visual